PUBLICIDADE INBLOOG

sábado, 1 de junho de 2013

VOCÊ SABE QUEM FOI CÉSAR LOMBROSO?


Nascido em 6 de novembro de 1835, em Verona, na Itália, Cesar Lombroso era professor universitário, cientista e criminologista conhecido por importantes trabalhos realizados no campo jurídico. Desde muito cedo, dedicou-se às letras: aos doze anos de idade, escreveu a obra Grandeza e Decadência de Roma, que teve grande repercussão nos meios intelectuais da época. Converteu-se ao Espiritismo depois promover experiências sobre a mediunidade de Eusápia Paladino, que lhe fora apresentada pelo professor Chiaia, de Nápoles. Em uma das sessões com a médium, assistiu à materialização do Espírito de sua própria mãe. Daí por diante, não teve dúvidas quanto à sobrevivência e a comunicabilidade dos Espíritos. Escreveu várias obras, tanto no campo da Medicina, quanto no da Filosofia. Dentre elas, destacam-se a monografia Antropologia Criminal, L’Uomo di Gênio, O Homem Criminoso, O Crime, Suas Causas e Soluções além de outras sobre psicologia e psiquiatria. No âmbito espírita, foi autor de Pesquisa Sobre os Fenômenos Hipnóticos e Espíritas. Desencarnou em 19 de outubro de 1909, em Turim, na Itália.

FONTE: http://www.febeditora.com.br/blog/sobre-autores/2569



Criminologista e professor catedrático italiano, César Lombroso nasceu em 1836, em Verona, e morreu em 1909, nacidade de Turim. Estudou Medicina em Pádua, Viena e Paris. Durante um período da sua vida foi médico militar.Posteriormente foi diretor de um hospital psiquiátrico e professor de Psiquiatria e de Medicina Legal nas universidadesitalianas de Pádua e Turim.A sua obra mais famosa intitula-se L'uomo delinquente (1876). Nesta obra, Lombroso abordaa génese do crime de um ponto de vista evolutivo e positivista. Para o efeito, estuda o crime e a prostituição entre os"selvagens", chegando mesmo a examinar determinados comportamentos das plantas e dos animais. Estuda também aloucura moral e o crime infantil. Contudo, a parte mais importante da obra é consagrada ao estudo da anatomiapatológica e da antropologia criminal. Examina centenas de crânios e milhares de indivíduos e reproduz estudos sobre ocrânio, bem como sobre diversas anomalias cranianas. Conclui que os grandes criminosos apresentavam uma fossaoccipital semelhante à dos vertebrados superiores. Dito de outro modo, Lombroso defende que o bandido é um seratávico, do ponto de vista físico, e que se poderiam encontrar reminiscências de raças primitivas entre os criminososnatos.
Prosseguindo as suas hipóteses, Lombroso caracterizou vários tipos distintos de criminosos, defendendo que cada umdestes tipos (o violador, o ladrão, o assassino, etc.) ostentava traços específicos. Defendeu ainda que os criminososapresentavam anomalias funcionais e morfológicas e chegou mesmo a colocar a hipótese de a epilepsia estarrelacionada com a tendência para o crime.
Apesar de muito contestadas e ultrapassadas, as teses lombrosianas tiveram um papel importante para a sedimentaçãoda antropologia criminal e estiveram na origem de diversas investigações científicas.
Outras obras importantes de César Lombroso:
1870, Studi clinici ed esperimentali sulla natura, causa e terapia della pellagra
1871, L'uomo bianco e l'uomo di colore. Letture sull' origine e le varieta delle razze umane
1888, Palimsesti del carcere; raccolta unicamente destinata agli uomini di scienza
1892, Trattato profilattico e clinico della pellagra
1893, La donna delinquente; la prostituta e la donna normale
1893, Le piu recenti scoperte ed applicazioni della psichiatria ed antropologia criminale
1894, L'uomo di genio: in rapporto alla psichiatria, alla storia ed all'estica
1896, La femme criminelle et la prostituée. Paris: F. Alcan, 1896. (com Guglielmo Ferrero)
1897, Genio e degenerazione. Nuovi studi e nuove battaglie
1902, Delitti vecchi e delitti nuovi; con 5 tavole e 19 figure
1902, Nuovi studii sul genio
1909, Ricerche sui fenomeni ipnotici e spiritici; con 57 figure intercalate nel testo e 2 tavole separate

FONTE: http://www.infopedia.pt/$cesar-lombroso

0 comentários:

Postar um comentário